segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Shama começa a distribuir 15 mil camisinhas neste Carnaval em Uberlândia


Para a Associação Shama, o Carnaval seguro começa antes, nos ensaios das escolas de samba, nos bares e boates de Uberlândia, e entra na avenida com a distribuição de 15 mil camisinhas!
Comprometida com programas, projetos e ações de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis- DST, os voluntários e a diretoria da entidade concentram esforços para visitar todos os barracões das Escolas de Samba, bares comuns e de ensaios de blocos, distribuindo preservativos, entre os dias 27 de Fevereiro e 08 de Março, mão a mão, além de panfletos orientadores sobre como os foliões devem se cuidar neste período sempre propício aos encontros amorosos e/ou simplesmente sexuais.
"Perseveramos na luta pela redução de casos de doenças sexualmente transmissíveis, inclusive a AIDS, adquiridas durante o Carnaval, porque acreditamos que as pessoas merecem acesso à informação e às medidas concretas de prevenção às DST, sem com isso perder a alegria da festa ou a oportunidade de se envolver afetivamente", afirmou Marcos André Martins, presidente da Shama.
Marcos lembra que, além do vírus HIV, que pode ser transmitido por micro-sangramentos durante a relação sexual ou o compartilhamento de seringas contaminadas nos casos de uso de drogas injetáveis, o comportamento de risco pode significar o contágio por bactérias que causam sífilis, gonorréia, cancro mole, herpes genital, dentre outras dezenas de doenças, além dos vírus que causam as hepatites. "Todas são doenças terríveis, incuráveis ou de difícil tratamento, podem ser transmitidas para os parceiros sexuais e para os filhos durante a gravidez",informou o dirigente, destacando que a distribuição dos materiais é parte da parceria que a ONG Shama mantém com a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais e com o Ambulatório Municipal de DST/AIDS Herbert de Souza.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Ações de prevenção no Carnaval 2011



A SHAMA participará de ações de distribuição de insumos preventivos junto com a RNP+ e o Ambulatório de DST Herbert de Souza neste Carnaval. Acontecerão distribuições de preservativos nas avenidas e nos locais de ensaios das escolas de samba.

USE CAMISINHA. ELA É A ÚNICA QUE TE PROTEGE DA AIDS E DAS DST.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

APROVEITEM!!!


O Grupo SHAMA está vendendo guarda-chuvas arco-íris para arrecadação de fundos para sustentabilidade da Instituição. Os valores arrecadados contribuirão para as despesas de manutençção da ONG.

O valor dos Guarda-chuvas é de R$ 25,00. Leve dois por R$ 40,00.

Aproveitem!!!

Av. Rio Branco, 750 - Centro (esquina com Rua Rezende)
Horário de atendimento: das 13:00 às 17:00 horas de Segunda a Sexta-feira

Grupo SHAMA firma parceria com a CUFA para realização de Encontros Periféricos



Instituições, ONGs, empresas de comunicação, coletivos, produtores, entre outros, reuniram-se no dia 26 de janeiro, na Casa Verde, sede do Coletivo Goma, a convite da Central Única das Favelas (CUFA) e Goma - Cultura em Movimento. O objetivo da reunião foi apresentar o projeto “Encontros Periféricos”, bem como, fortalecer ainda mais as ações com a parceria dos convidados.

O projeto Encontros Periféricos, parceria firmada pela CUFA- Central Única das Favelas de Uberlândia- MG e GOMA CULTURA EM MOVIMENTO visa desenvolver atividades sócio-educativas e culturais na cidade de Uberlândia/MG, a partir de março de 2011, com o intuito de reunir crianças, jovens, adolescentes, adultos e idosos para debater, através da arte e cultura, acerca de alguns fatores de desordem social os quais atinge principalmente pessoas de comunidades em vulnerabilidade social.

O Grupo SHAMA contribuirá com o projeto Encontros Periféricos, oferecendo assessoria jurídica, psicológica e social, bem como palestras e oficinas em Direitos Humanos LGBT, diversidade sexual e prevenção às DST/HIV/AIDS. Poderão participar das oficinas pais, professores e comunidade interessada na temática diversidade sexual, identidade de gênero e combate às DST/HIV/AIDS.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Assessoria Jurídica


A Associação Homossexual de Ajuda Mútua - SHAMA - oferece assessoria jurídica gratuita à comunidade LGBT e pessoas vivendo e convivendo com HIV/AIDS.

Os interessados poderão procurar a sede da SHAMA às Terças e Sextas-feiras no horário das 13:00 às 17:00 horas, na Av. Rio Branco,750 (esquina com Rua Rezende) - Centro Fone: (34)3210-2124