quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Nome social de Travestis e Transexuais agora é lei no âmbito do Estado



Durante a Conferência o Secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Wander Borges, anunciou que o Estado de Minas Gerais acataria o nome social de Travestis e Transexuais e, no sábado, realmente o governo mineiro baixou o decreto nº 8496, instituindo o procedimento. Esta novidade significa vitória da comunidade LGBT em uma luta que durou no mínimo duas décadas em Minas, embora só tenha validade no âmbito do Estado, ou seja, junto à administração pública estadual direta e indireta.“ Mas já é uma grande conquista, pois liberta muitas companheiras travestis e transexuais de constrangimento e humilhação ao se dirigirem aos serviços públicos no nível estadual, seja na área de Educação ou de Saúde, agora precisamos batalhar para estender essa conquista para o setor de ensino público municipal, uma vez que já existe na área da saúde em Uberlândia, e para a sociedade como um todo”, declarou o presidente da Shama, Marcos André Martins.

13 DELEGADOS DA SHAMA VÃO À II CONFERÊNCIA ESTADUAL LGBT DE MG









A Associação Shama levou 13 delegados à II Conferência Estadual de Políticas Públicas e Direitos Humanos LGBT de Minas Gerais, realizada em Belo Horizonte, dias 15 e 16 de outubro. Todos participaram de palestras, articulações políticas, discussões e aprovação do regimento interno do encontro. Os grupos de trabalho discutiram e deliberaram sobre propostas dentro dos vários eixos temáticos apresentados. No evento, a delegação da Associação conseguiu eleger 04 delegados para a etapa Nacional, que acontecerá entre os dias 15 e 18 de dezembro, em Brasília. “Desta vez saímos fortalecidos da Conferência, conseguimos eleger 04 delegados da Associação Shama (uma lésbica, uma travesti e dois gays), além disso, aprovamos propostas pontuais para a criação de políticas públicas efetivas para os setores de Trabalho e Renda, Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, apontamos a necessidade de construção de parcerias com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, verticalizando laços com Estados e Municípios para a construção de Centros de Referências nas macrorregiões de Minas Gerais”, informou o presidente da Shama, Marcos André Martins, lembrando que as decisões das conferências municipal, estadual e federal são soberanas, pois são previstas em Lei e, por isso, exige cumprimento por parte do poder público. “O máximo que os poderes constituídos podem fazer é protelar e depende da nossa capacidade de interlocução e mobilização impedir que estas propostas demorem a sair do papel”, assinalou Marcos, destacando a importância dos Centros de Referência como pólo de concretização das demais propostas de trabalho em defesa dos direitos LGBT, como os programas de prevenção à doenças, combate a homofobia nas escolas, nos setores de segurança pública e na criação de políticas de emprego e renda para a comunidade de lésbicas, gays, travestis e transexuais.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

10ª PARADA DO ORGULHO LGBT UMA DÉCADA CONSTRUINDO A NOSSA CIDADANIA!










Quem participou da 10ª Parada do nosso orgulho sabe que, como todo ano, fizemos história em Uberlândia e região. Pela nossa capacidade de mobilização, de organização e de conquista democrática. No mapa de Minas Gerais, somos exemplo de determinação, união e energia. Não é a toa que a nossa bandeira é a que reúne o maior número de cidadãos uberlandenses e de muitas outras cidades – Ester ano, 80 mil!
O respeito à identidade sexual talvez seja a primeira ou segunda fronteira política, junto com a do Meio Ambiente, que separam a chamada civilização da barbárie, venha esta última situação da violência, da ignorância ou do literalismo religioso de muitos cidadãos conservadores.
Quatro trios elétricos lotados caminharam com muita alegria da Praça Clarimundo Carneiro até a Praça Sérgio Pacheco, dançando, cantando e, ao mesmo tempo, denunciando as arbitrariedades de que somos alvo. A Associação Shama divulgou um balanço das lutas e conquistas da comunidade LGBT durante estes anos, bem como, durante o evento, realizou uma importante pesquisa de opinião sobre os principais temas que servem de base para a continuidade das nossas ações e mobilizações.
A pesquisa, que continua disponível na nossa sede durante 30 dias, contém duas perguntas, que são: Você é a favor da Construção de um Centro de Referência de Direitos Humanos LGBT em Uberlândia? Você é a favor da construção da candidatura a vereador de um representante LGBT assumido em Uberlândia nas próximas eleições?
Até o momento, observamos que imensa maioria respondeu “sim” às duas questões.
Por tudo não tivemos somente um domingo de alegria e festa da nossa diversidade, também comemoramos 10 anos buscando força e união para a continuidade dos nossos propósitos e também a busca de novos caminhos.
Para completar nossos êxitos do dia, contamos com a parceria de várias instituições que prestaram diversos serviços gratuitos de atendimento nas áreas da saúde e desenvolvimento social, como testagens para diagnósticos de HIV e Hepatite C e vacinações contra Hepatites B e, retirada de documentos e informações sobre cursos profissionalizantes. No palco, como sempre, o brilhantismo de nossos artistas – drags queens e outros babados de arrasar – e, pela primeira vez, tivemos um intérprete de libras que comunicaram nossos conteúdos para cidadãos portadores de deficiência auditiva. Ou seja, respeito total às minorias!