segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

SHAMA PARTICIPA DA QUINTA EDIÇÃO DO PROGRAMA AÇÃO NO BAIRRO NA PRAÇA SÉRGIO PACHECO








No domingo do dia 04 de dezembro, a diretoria e uma equipe de voluntários da Shama participaram de mais um evento do programa Ação no Bairro, desta vez, realizado na Praça Sérgio Pacheco. “Distribuímos preservativos, folhetos e revistas sobre educação sexual e prevenção à doenças sexualmente transmissíveis a população, o mais importante foi conversar com todas as pessoas, fossem LGBTs ou heterossexuais, sobre temas tão importantes e quase sempre tratados como tabus”, declarou o presidente da Shama, Marcos André Martins, informando que a participação no programa foi uma extensão das atividades do Dia Mundial de Luta contra a AIDS, comemorado no dia 1º de dezembro.
Marcos destacou a presença significativa de pais e mães no estande da Shama buscando informações para serem repassadas aos seus filhos adolescentes. “Mais uma vez comprovamos que a difusão de informações, ou seja, o conhecimento são as principais armas de combate à incidência de doenças dessa natureza”, observou o dirigente, acrescentando que, nos dias de atividades iniciadas na quinta-feira até domingo, a instituição distribuiu 11.800 preservativos.
O programa Ação no Bairro é de iniciativa da TV Integração, conta com a parceria da Prefeitura Municipal e sempre reúne dezenas de entidades sócio-culturais, de saúde, meio ambiente e de empresas parceiras envolvidas com a responsabilidade social. “O evento oferece vários serviços gratuítos estimuladores do espírito de cidadania, como o trabalho que a Shama faz, estandes da OAB, da Defensoria Pública, de departamentos e outros órgãos de saúde e de identificação civil, além de rica animação cultural”, disse o dirigente.

SEMANA CHEIA DE ATIVIDADES NA COMUNIDADE LGBT






O Dia Mundial de Lutas contra a AIDS em Uberlândia (01/12) foi intenso como manda o – nosso – figurino: Uma equipe de diretores e voluntários da Associação Shama, com destaque para a Drag Santora Ferraço que, do alto de um salto, exuberante peruca e olhos azuis agitou a galera “homo e hétero” no Terminal Central e na porta dos hipermercados Carrefour, Extra e Atacadão, distribuiu preservativos e folhetos explicativos sobre AIDs e prevenção à todas as doenças sexualmente transmissíveis. “Conversamos com as pessoas, estamos preocupados com o crescimento dos índices destas doenças entre jovens, sabemos que a desinformação e o preconceito são os nossos maiores, se não, únicos inimigos, por isso precisamos intensificar todas as nossas campanhas”, afirmou o presidente da instituição, Marcos André Martins que, à noite, também participou de palestra sobre o mesmo tema na Faculdade Pitágoras.
Segundo Marcos, a cobertura dos meios de comunicação sobre os novos índices de contaminação pelo vírus e as campanhas políticas em debate na sociedade, como a que combate a homofobia, é fundamental.

SHAMA REALIZA ELEIÇÕES E RENOVA CARGOS DA DIRETORIA


Nossa Associação Shama realizou assembléia geral ordinária dia 26 de novembro para eleger a nova diretoria que coordenará a entidade pelo quadriênio 2012/2016 e, ao mesmo tempo, promoveu uma alteração no seu estatuto instituindo eleições gerais de todos os cargos de quatro em quatro anos. “Nesta eleição seguimos as determinações do nosso Estatuto visando também aumentar a participação de lésbicas na direção da entidade, nos cargos de secretária, suplência e conselho fiscal” – declarou o presidente re-eleito Marcos André Martins, informando ainda que houve renovação nos cargos de tesoureiro, secretária, suplência e conselho fiscal.

SHAMA PROTESTA E PEDE O FIM DO PROGRAMA DE TV DO PASTOR ANTI-GAY



A direção da SHAMA enviou ofício ao Ministério Público Federal no dia 16 de novembro último, no qual repudia e protesta o que define como “manifestações homofóbicas” do Pastor Silas Malafaia em seus programas exibidos em vários canais de TV (Band, Rede TV, CNT e Boas Novas) e em vários países. “Queremos que a Constituição do Brasil seja respeitada e pedimos que a Justiça retire do ar o programa deste cidadão que, o tempo todo em seus discursos, incita a violência contra homossexuais”, declarou o presidente Marcos André Martins, sublinhando que o referido pastor consegue ser ainda mais incisivo e claro em seus ataques à diversidade sexual do que outros tantos lideres evangélicos literalistas.
Exemplificou: “É incrível como ele abre mão até de citações bíblicas mal intencionadas, como fazem tantos outros, e diz, categoricamente, que “é preciso baixar o porrete em cima, para os caras (os homossexuais) aprender a vergonha””, disse o dirigente, lembrando que outras lideranças LGBT também estão recorrendo aos Ministérios Públicos e solicitando providências semelhantes em todo o país.
“E este senhor chama os seus programas de “Vitória em Cristo! ... pode tamanha contradição?”, comentou o dirigente.