quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

UberFolia: Prevenção às DST/Aids começa antes da Avenida










Como em todos os anos, a Shama desenvolve ações preventivas às doenças sexualmente transmissíveis desde os barracões das escolas de samba até o último dia de carnaval. “Visitamos os ensaios das Escolas distribuindo preservativos e material pedagógico sobre educação sexual e prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids, com o intuito de orientar os foliões a se divertirem com segurança”, esclareceu Marcos Martins, presidente da Shama.
Segundo Marcos, no período do reinado de Momo em Uberlândia “UberFolia”, são distribuídas gratuitamente em torno de 20 mil preservativos obtidos mediante parceria da Associação com os governos Federal, Estadual e Municipal. Este ano o slogan do Ministério da Saúde é “Curta o Carnaval com Camisinha”, bem simples e direto.

Conferência Municipal: Transparência como instrumento de combate à corrupção


A Shama participou da 1ª Conferência Municipal de Transparência e Controle Social, realizada dias 10 e 11 de fevereiro, no Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia. Organizado pelo Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais (CRESS-MG), o evento visou estimular a transparência pública e a participação democrática da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública. “Entendemos que este tema é um dos mais importantes atualmente, pois, ao propor a constituição de conselhos onde ainda não existem, a divulgação de suas competências e também a definição de que a presidência dos mesmos seja exercida por cidadãos da sociedade civil organizada, e não pelo poder público como ocorre atualmente, bem como o aprofundamento e detalhamento na divulgação oficial das contas públicas, por exemplo, são questões que ampliam e efetivam a democracia, permitindo um combate até mesmo preventivo à corrupção em todas as faces do Estado”, analisou Marcos Martins, destacando que a conferência serviu para preparar as Conferências Estadual e Nacional a serem realizadas em Belo Horizonte e Brasília respectivamente, na qual a Shama já terá um delegado representante, o estudante Caio Augusto de Lima.

Governo Dilma: Censura homofóbica no ar




A notícia “ferve” nas redes sociais: O aumento do número de casos de AIDS em 10,1% nos últimos 12 anos entre jovens gays chegou a motivar o governo Dilma a abrir a campanha de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis no carnaval deste ano dentro deste foco. Mas, como não se devia esperar, ela se rendeu à pressão das patrulhas religiosas e aos conservadores dos partidos da base aliada do seu governo e censurou o vídeo considerado mais criativo pelo movimento LGBT brasileiro, onde aparecia um casal gay dentro de uma boate, relegando-o a “locais fechados”, ou seja, longe da TV Aberta.
Os spots da Campanha chegaram a ser exibidos sem cortes na quadra de uma Escola de Samba – da Rocinha, no Rio, e também dentro do próprio Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde nos dias 02 e 03 de fevereiro, com parte do material ainda em fase final de produção, uma certeza já ficou; houve mutilação e empobrecimento do material. O movimento LGBT, inclusive, está se esforçando para fazer uma marcha relâmpago em Brasília para protestar. Em nota no Twitter, o Ministério da Saúde nega o corte e alega que o material em questão apenas foi concebido para ser exibido em “locais fechados”.

“É a segunda decepção do Movimento LGBT com o governo Dilma, a primeira foi o veto ao material pedagógico direcionado às escolas do País, que já estava inclusive aprovado pela Unesco e pelo próprio Ministério da Educação”, declarou Marcos Martins, presidente da Shama, analisando que muitas lideranças LGBT do País começaram a reavaliar o apoio ao governo da presidenta e já declaram que o ex-presidente Lula mostrou-se muito mais sensível à causa gay do que a presidenta tem sido.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

SHAMA: Nove anos na luta pela cidadania LGBT


No dia 08 de fevereiro a entidade Shama aniversariou: 09 anos de existência que acumulam atividades, projetos e ações cotidianas em defesa dos direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Uberlândia e Região; 09 anos de enfrentamento diário do preconceito contra a nossa orientação sexual; 09 anos de atendimento jurídico, psicológico e de assistência social à nossa comunidade!
Nesse caminho consolidamos e ampliamos a Parada do Orgulho LGBT, que hoje se constitui no maior evento político-cultural da cidade, reunindo de 50 a 70 mil pessoas; Estabelecemos parcerias com dezenas de entidades e instituições ligadas aos direitos humanos, sociais e culturais em nível municipal, estadual e federal; Nossa entidade está inserida nos eventos temáticos também internacionais quando realizados no Brasil.
Mas estamos cientes de que ainda temos muita estrada pela frente; O conservadorismo político, o literalismo religioso agressivo, o preconceito intra familiar, a grande vulnerabilidade econômica e social de LGBT pobres, o sempre preocupante índice de infecção pelo HIV/Aids verificado na nossa comunidade. São questões que chegam a ofuscar algumas de nossas vitórias como a decisão do Supremo Tribunal Federal de aceitar doravante as uniões homo-afetivas, com todos os direitos previstos nas relações hetero-afetivas. Em Uberlândia então, estamos há anos lutando pela aprovação de uma lei que penalize atos homofóbicos e, mais recentemente, o embate se estende à luta por uma sede própria, aliás, por mais que uma sede própria: queremos construir um Centro de Referência de Direitos Humanos LGBT! Mas, sem dúvida, sem perder a alegria e a honestidade, saímos da infância. Nossa entidade conquistou o respeito e o espaço que merece. Por isso, é em nome de todos que fizeram, pelo mínimo e pelo máximo que fizeram por nossas humanas bandeiras que hoje comemoramos 09 anos com duas palavras: OBRIGADO E PARABÉNS!
Marcos Martins

SHAMA participa da Caminhada do Programa Bem Viver



A Associação Shama participou das atividades comemorativas dos cinco anos do “Programa Bem Viver”, da Rede Integração, com uns stands dos mais visitados no Parque Sabiá, dia 04 de fevereiro. “Fomos convidados e distribuímos centenas de preservativos e panfletos sobre prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e educação sexual”, informou o presidente da Shama, Marcos André Martins, destacando que a entidade vem recebendo convites e participando de diversas atividades sócio-culturais em Uberlândia. “Estas iniciativas demonstram um reconhecimento ao trabalho da nossa Associação e, é um fator importante para a conscientização de todos os segmentos da sociedade, ou seja, LGBT e não-LGBT sobre saúde, educação sexual e cidadania”, disse Marcos.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A HOMOFOBIA ESTA BATENDO À NOSSA PORTA


A HOMOFOBIA ESTA BATENDO À NOSSA PORTA
Alexandre Böer*

Se você pensa que é só na av. Paulista que isso acontece, está muito enganado. A cada dia, mais e mais casos brotam por todo o país. Só em janeiro deste ano foram registrados 36 assassinatos e no ano passado 260 mortes foram computadas pelo movimento LGBT, isso sem cortar as agressões que não resultam em mortes, mas causam dor, sofrimento, insegurança, cicatrizes que nunca curam, além do sentimento de impunidade.

No último domingo, 5, o jovem Willian dos Santos, 20 anos foi assistir a um filme na última sessão de um cinema no bairro Cidade Baixa da capital gaúcha e quando se dirigia para sua casa, próximo da UFGRS, dois rapazes começaram a xingá-lo de “viado”, o agrediram com socos e pontapés e ainda furtaram alguns objetos pessoais dele.

O resultado foi a perda de quatro dentes, lesões corporais graves, cortes e a perda dos sentidos. Os bandidos sequer levaram seu celular de última geração, o que comprova que os motivos que levaram à violência não foi para tirar alguns bens, mas sim, a homofobia, como consta no boletim de ocorrência registrado no Palácio da Polícia em Porto Alegre.

Quantos gays, travestis e lésbicas precisarão ter seus rostos desfigurados ou suas vidas ceifadas para que o Congresso Nacional aprove uma lei que torne a homofobia um crime, assim como o racismo?

Os índices estão crescentes e assustadores e esta população está cada vez mais vulnerável, além de estar sendo impedida de usufruir o direito de ir e vir livremente. É importante que se diga que este não é apenas um problema de segurança pública ou de falta de legislação, mas o Estado precisa estar mais atento e dar respostas urgentes e efetivas para combater estes crimes.

*Boer é jornalista, com especialização pela UFRGS em comunicação em saúde e sócio fundador do Grupo SOMOS Comunicação, Saúde e Sexualidade

Fonte: Facebook

Ministério da Saúde censura campanha gay


Ministério da Saúde censura campanha gay, diz militância

Militância pede que Dilma e Ministério da Saúde não censurem campanha para gays.

A militância LGBT brasileira enviou nesta quarta-feira, 8 de fevereiro, ofício à presidente Dilma Rousseff e ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pedindo que o Ministério da Saúde não censure sua própria campanha de prevenção à AIDS feita para o Carnaval. As peças publicitárias trazem um casal gay, um casal hétero e um casal formado por um rapa e uma trans.

O foco principal da campanha, segundo o próprio Ministério, são os jovens gays, os mais afetados pela infecção pelo HIV, mas segundo a Articulação Brasileira de Gays (Artgay), foi retirado do site do Ministério da Saúde, e do YouTube, o vídeo com o casal gay na balada, onde quase aparece um beijo entre os dois.

No ofício à presidente e ao ministro, a Artgay pede que “vossas excelências não censurem a campanha de vídeo e spot de rádio voltadas para a prevenção de Adolescentes e Jovens Gays no Brasil no carnaval 2012”. O Ministério confirmou nesta quarta a retirada do vídeo argumentando que ele será exibido somente em locais fechados, e com frequência gay.

Fonte: MIX BRASIL
Ad

Ato Homofóbico em MG


Vereador é suspenso por atos homofóbicos

Vereador mineiro chama gays de doentes mentais e leva suspensão da Câmara.

Em um fato considerado inédito, a Câmara Municipal de Caeté, em Minas Gerais, suspendeu por 90 dias o vereador Jadson do Bonsucesso Rodrigues (PDT/MG), o Pardal, por seus atos considerados homofóbicos em sessão da Casa em junho de 2011. Na ocasião, o vereador lutava contra a realização da Parada LGBT na cidade e chamou os organizadores de doentes mentais.

A decisão do Conselho de Ética da Câmara de Caeté saiu no fim de janeiro e determina ainda que o vereador se retrate à imprensa na tribuna da Câmara. O parlamentar também terá que apresentar aos veículos de comunicação uma justificativa plausível pelo comportamento e atitudes que desabonam o papel de um vereador (confira a fala dele no vídeo abaixo).

Para o presidente do Movimento da Diversidade e Cidadania das Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros (MDC-LGBT) do PDT/MG, Ramon Calixto, que acompanhou todo o processo contra Pardal, “este acontecimento prova que a nossa sociedade está mudando e que é preciso punições para avançar contra a discriminação sexual”.

“O MDC se sente realizado com a punição e mostra que somente com muito trabalho e dedicação podemos avançar nas questões ligadas ao preconceito.” A justificação do vereador deve ser feita já nos próximos dias.

Fonte: MIX BRASIL
Ad

Banheiros Exclusivos para Gays?


Carlos Apolinário, o vereador do Dia do Orgulho Hétero, apresenta projeto para criação de banheiro gay.

Vereador Apolinário quer que gays, lésbicas e travestis use banheiros exclusivos.

O vereador Carlos Apolinário é pastor evangélico e pautou boa parte de seu mandato a questões intimamente ligada à população LGBT. É dele, por exemplo, o projeto de criação do Dia do Orgulho Hétero, que foi sepultado pelo prefeito Kassab. Agora o vereador volta ao noticiário por conta de outra proposta polêmica. Ele quer que sejam criados banheiros gays (ou unissex, como ele prefere). Em entrevista para justificar sua proposta, o vereador disse: "Os gays no Brasil são muito folgados. Eles querem privilégios, e isso não pode acontecer. Como a sociedade caminha para essa abertura sexual, acho natural criarmos uma opção unissex. O que não é possível é minha mãe entrar em um banheiro e encontrar um homem vestido de mulher', completa. Ele estava se referindo ao caso do cartunista travesti Laerte, que foi proibido de usar o banheiro feminino de uma padaria na Zona Oeste e que resolveu lutar por essa permissão deste então.

O vereador acredita que seu projeto foi criado para evitar constrangimentos, assegurando que banheiros de homens sejam usados apenas por homens, assim como o de mulheres só recebam mulheres. Já o "unissex" funcionaria sem regra de uso definida por sexo ou preferência sexual. "Ainda que muitos não concordem, homens e mulheres têm o direito inalienável de seguir essa ou aquela orientação sexual. É o que se chama livre-arbítrio. Mas os direitos de uns não podem ferir os direitos de outros. Impor o seu direito aos demais é ditadura, o que não pode ser tolerado", escreveu o vereador em sua justificativa. "Se a moda pega, qualquer pessoa que se declarar homossexual, ou estiver vestido de mulher, poderá entrar no banheiro feminino, constrangendo senhoras, adolescentes e até crianças", segundo o próprio.

O projeto precisa passar pela Comissão de COnstituição e Justiça e ser aprovado em Plenário antes de seguir para sanção ou não do prefeito.

Fonte: MIX BRASIL
Ad

Califórnia derruba veto ao casamento gay


A proibição do casamento gay no estado americano da Califórnia foi considerada inconstitucional pela 9ª Corte de Recursos nesta terça-feira. Dois juízes consideraram que a proibição à união entre pessoas do mesmo sexo fere o direito constitucional à igualdade e votaram a favor de seu fim. Um juiz votou contra.
Assim, a Proposta 8, que proibia o casamento homossexual e fora aprovada por 52% dos eleitores californianos em 2008, foi derrubada. A decisão da Corte apoiou a postura do ex-juiz e presidente do tribunal Vaughn Walker, que em 2010 considerou a união gay um direito fundamental protegido pela Constituição.
“Apesar de a Constituição permitir que as comunidades aprovem a maioria das leis que elas acreditam ser desejáveis, isso requer que exista pelo menos uma razão legítima para a sanção de uma lei que ameaça diferentes classes de pessoas de diferentes formas”, escreveu o juiz da 9ª Corte, Stephen Reinhardt. “Não há razão para que a Proposta 8 possa ter sido aprovada”.
A Corte disse que o casamento gay não poderá ser oficializado na Califórnia até que expire o prazo para que os defensores da Proposta 8 apelem sobre a decisão à 9ª Corte de Apelações. Assim, o casamento gay permanece suspenso até que o tema seja judicialmente solucionado. Os opositores do casamento entre pessoas do mesmo sexo poderão ainda levar o caso à Suprema Corte americana.
A Corte acrescentou que não há provas de que Vaughn Walker teve preconceitos e que deveria ter anunciado que é gay e mantém uma relação de longo prazo antes de emitir a decisão.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/california-derruba-veto-ao-casamento-gay-3907252#ixzz1loER7JBG
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Fonte: O Globo
Ad

Apagando as velinhas.....

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Bem Viver comemora cinco anos com caminhada em Uberlândia e grupo SHAMA marca presença.






Programa da TV Integração vai ao ar todos os sábados. Mais de mil pessoas passaram pelo Parque do Sabiá.

Mais de mil pessoas passaram pelo Parque do Sabiá em Uberlândia, neste sábado (4) para a caminhada do “Bem Viver”. O programa da TV Integração, que vai ao ar todos os sábados e é comandado pela apresentadora Mônica Cunha, comemorou cinco anos. Para festejar, o público foi convidado a participar de uma manhã cheia de atividades. Durante o encontro, foram arrecadados cerca de 750 litros de leite que serão doados à instituições carentes da cidade.



Alguns aproveitaram para aferir a pressão e verificar o nível de açúcar no sangue. Houve distribuição de sucos e frutas e pintura corporal para as crianças. “Temos que cuidar da saúde. Tenho levado uma vida sedentária e atividades como essa ajudam a sair da rotina”, disse a dona de casa Neli Souza.



Representantes da Associação Homossexual de Ajuda Mútua (SHAMA) aproveitaram o espaço para trabalhar a conscientização. “A Aids é um assunto que está sempre em pauta e temos que falar de prevenção em todas as oportunidades, além de distribuir preservativos”, disse o presidente da instituição, Marcos Martins.

Para encerrar, uma caminhada de cinco quilômetros. A dona de casa Ilama Toledo estava disposta para encarar o percurso. “É movimentando que a gente se sente bem”, disse.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

SHAMA na Caminhada do Bem Viver



O Bem Viver completa 5 anos. E você sempre conosco! Mandando sugestões, enviando perguntas, conferindo as dicas para ter hábitos saudáveis e viver melhor.

Para celebrar teremos uma Caminhada em Uberlândia, no dia 4 de Fevereiro, a partir das 8h no Parque do Sabiá.

Prepare-se, agende-se e participe!!!


quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Saúde mobiliza jovens gays na prevenção à aids


No ano passado, para cada 16 homossexuais dessa população vivendo com aids, havia 10 heterossexuais. Essa relação, em 1998, era de 12 para 10

Os jovens gays de 15 a 24 anos são o principal foco da campanha do Ministério da Saúde para o Carnaval deste ano. A ação dá prosseguimento ao tema lançado no Dia Mundial de Luta contra a Aids, em 1º de dezembro último. De 1998 a 2010, o percentual de casos na população heterossexual de 15 a 24 anos caiu 20,1%. Entre os gays da mesma faixa etária, no entanto, houve aumento de 10,1%, conforme último boletim divulgado.

“Embora as atividades de prevenção ocorram durante todo o ano, em um processo contínuo, o momento da campanha do carnaval é importante. Vamos chamar a atenção para a saúde em situações e momentos específicos nessa grande festa que é o carnaval brasileiro”, ressalta o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A campanha, lançada nesta quinta-feira, também traz materiais para o público geral e uma chamada inédita para travestis (conheça as peças da campanha).

O conceito da campanha será: “Na empolgação pode rolar de tudo. Só não rola sem camisinha. Tenha sempre a sua”. Ela será veiculada em dois momentos: a partir do dia 2, antecipando o carnaval, com alertas para o uso responsável do preservativo, e no período pós-festa, a partir do final de fevereiro, com a promoção do diagnóstico e a conscientização da necessidade da realização do teste.

“A grande novidade do carnaval deste ano é um pôster dirigido às travestis. É primeira vez que o Ministério da Saúde apresenta um material específico para esse público na campanha de carnaval” ressalta Dirceu Greco, diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais (assista ao making of da produção da peça). Outros dois pôsteres direcionam-se aos jovens gays e à população heterossexual.

Os filmes a serem transmitidos pela TV e internet apresentam situações em que os públicos-alvo da campanha – homens gays jovens e um casal heterossexual – encontram-se prestes a ter relações sexuais sem camisinha. Em ambos os filmes, surgem personagens fantasiosos – uma fadinha, no caso do filme do casal gay, e um siri, no do casal heterossexual – com uma camisinha. Ao final, em ambos os vídeos é apresentada a mensagem: “Na empolgação rola de tudo. Só não rola sem camisinha. Tenha sempre a sua”. Veja as peças da campanha.

AÇÕES REGIONAIS – Em paralelo à campanha de mídia nacional, uma série de ações de mobilização e testagem serão realizadas em oito cidades tradicionais: Salvador/BA, Olinda/PE, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP, Florianópolis/SC, Belo Horizonte/MG e Diamantina/MG. Nas cidades de Olinda, Recife e Salvador, postos do Fique Sabendo irão oferecer testagem para a população em pontos estratégicos da festa. Em São Paulo, a mobilização de incentivo à testagem acontecerá antes e após o carnaval.

PRÊMIO CAZUZA – No mesmo evento, serão anunciados os primeiros colocados no 1º Prêmio Cazuza de Vídeo. Promovido pela Sociedade Viva Cazuza em parceria com o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV e Aids (UNAIDS) e a L’Oréal Brasil, o concurso teve como objetivo fazer com que a prevenção do HIV/aids seja pensada e discutida por jovens, buscando uma linguagem que atinja de maneira eficiente esse público.

Os três melhores vídeos, escolhidos por um júri composto por pessoas reconhecidas na área, ficarão disponíveis no site e nas redes sociais da Viva Cazuza e dos parceiros, com o intuito de dar maior visibilidade aos vencedores. Os vídeos selecionados também serão utilizados na campanha da Viva Cazuza para o Carnaval 2012, e devem guardar relação com o tema prevenção do HIV/aids, buscando difundir informações sobre os meios de prevenção e estimular o uso de preservativos durante o carnaval. Os três vencedores ganham um notebook cada.

Conheça as peças publicadas, clicando aqui


Fonte: Aids.gov
Ad

União gay na Inglaterra tem mobilizado pessoas contra e a favor da lei



Deputados britânicos querem sabotar lei do casamento gay

Parlamentares conservadores ingleses estariam tentando boicotar a lei do casamento gay. A medida está prevista para ser votada no primeiro semestre deste ano na Inglaterra.

De acordo com o jornal “The Independent”, 81 dos parlamentares, ao menos, devem votar contra a proposta. Um deles é David Burrowes. Para ele, será aberta uma caixa de Pandora se o casamento for aprovado, o que “criaria um campo minado em matéria de liberdade, religião e legislação de igualdade.”

A ministra de Igualdade do Partido Liberal Democrata anunciou que continua com as consultas populares sobre o assunto até março para a proposta ser votada na sequência pelo Congresso.

Fonte: Parou Tudo
Ad

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Prevenção




Congressos e Fóruns na área de DST, aids e hepatites iniciam tutoria para trabalhos

O prazo para o aprimoramento do resumo de trabalhos vai até 2 de março e também estará disponível ao falantes da língua espanhola

O envio de trabalhos para tutoria do IX Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids, do II Congresso Brasileiro de Prevenção das Hepatites Virais, do VI Fórum Latino-americano e do Caribe em HIV/Aids e DST e do V Fórum Comunitário começa nesta quarta-feira (1) no site www.aids.gov.br/congressoprev2012. Os interessados receberão auxílio na redação de resumos e sistematização de seus trabalhos, de acordo com as regras do congresso. É uma oportunidade de aprimoramento do resumo. Também poderão submeter seus trabalhos à tutoria os falantes de língua espanhola. A solicitação pode ser feita pelo site, onde se encontram detalhes e mais informações sobre o processo. O prazo para envio de resumos segue até 2 de março.

Já a inscrição de trabalhos deverá ser feita, a partir de 5 demarço, por meio do formulário de cadastro específico na internet. A tutoria é um processo completamente independente da avaliação dos trabalhos e não garante a aprovação posterior do trabalho para o Congresso. Os autores que participarem da tutoria não estão, portanto, automaticamente inscritos no Congresso. O encontro será realizado de 28 a 31 de agosto de 2012, em Brasília (DF), com o tema “Sistema de saúde, redes comunitárias e o desafio de fazer prevenção”. Este ano, pela primeira vez, será realizado no mesmo período o Congresso Brasileiro de Prevenção das Hepatites Virais.

Fonte: Aids.gov
Ad

Política: Respeito aos homossexuais



Secretário-geral da ONU pede respeito aos homossexuais em cúpula na África

No último domingo (29), o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, pediu aos líderes da África que respeitem os direitos dos homossexuais no continente durante a 18ª Cúpula de chefes de Estado e Governo da União Africana (UA).

"Uma forma de discriminação ignorada e inclusive penalizada por muitos países durante muito tempo foi a discriminação baseada na orientação sexual ou identidade de gênero", disse Ban Ki-moon.

"Isso fez com que alguns Governos tratem as pessoas como cidadãos de segunda classe e inclusive como delinquente. Enfrentar essa discriminação é um desafio, mas devemos estar à altura do ideal da Declaração Universal (dos Direitos Humanos)", completou o secretário.

Homossexuais são marginalizados em diversos países da África, muitos sofrem perseguição socialmente e chegam a ser penalizados com prisão. Líderes locais alegam que a homossexualidade não faz parte da cultura do país. Portanto, não é uma prática aceita perante a lei.

Fonte: ACAPA