terça-feira, 30 de março de 2010

Ricky Martin assume homossexualidade


O cantor Ricky Martin acabou definitivamente com os boatos sobre sua orientação sexual que perduravam há uma década. Em uma carta aberta aos fãs - em versão em inglês e em espanhol -, em seu site oficial, Ricky admitiu, nesta segunda-feira 29, que é gay. “Eu tenho orgulho de dizer que sou um homem homossexual. Eu sou muito abençoado por ser quem eu sou.”

Em um depoimento bastante sincero, o cantor revela que a partir do momento em que começou a escrever suas memórias, há alguns meses, ele sabia que o livro o ajudaria a se libertar de coisas que trazia dentro de si. “Esses anos de silêncio e reflexão me fizeram mais forte e me lembraram que a aceitação tem que vir de dentro. A palavra felicidade assume um novo significado para mim a partir de hoje.”

Fonte: Parou tudo

sexta-feira, 26 de março de 2010

ABGLT pede a Lula Dia contra a Homofobia



ABGLT pede a Lula Dia contra a Homofobia


Lula e seu governo são simpatizantes à causa LGBT. Alguns concordam com a frase e outros não. Uma nova demanda da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) poderá ser o argumento de um lado ou do outro da questão.
Depois de ter visto que Lula, em 2006, por meio de um decreto, instituiu o Dia Nacional do Cigano, a entidade quer o mesmo tratamento para LGBTs no caso do Dia contra a Homofobia (17 de maio). Um projeto de lei sobre essa data, de autoria da deputada Fátima Bezerra (PT-RN), está na Câmara dos Deputados, mas está longe de ser aprovado. Um decreto do presidente resolveria tudo. Será que Lula passa por esse teste?


Fonte: Parou Tudo

quinta-feira, 25 de março de 2010

Grupo SHAMA marca presença no I Simpósio Jurídico Regional e I Feira Universitária da Economia Solidária


Grupo SHAMA marca presença no I Simpósio Jurídico Regional e I Feira
Universitária da Economia Solidária


Evento acontece nos dias 26 e 27 de março no Campus Santa Mônica

Nos dias 26 e 27 de março (sexta-feira e sábado) a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) vai realizar a I Feira Universitária da Economia Solidária e o I Simpósio Jurídico Regional da Economia Solidária. Os eventos acontecerão no Centro de Convivência e no bloco 3Q, ambos no Campus Santa Mônica, e terão a participação de um representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que proferirá a palestra: “Políticas públicas voltadas à economia solidária”.

O Grupo SHAMA participará do evento, distribuindo preservativos para os participantes. Use sempre camisinha!!

Também fazem parte da programação outras quatro palestras, painéis e atividades culturais. Veja abaixo a programação completa.

I Feira Universitária da Economia Solidária

I Simpósio Jurídico Regional da Economia Solidária

26/março - sexta-feira (Centro de Convivência/UFU/Santa Mônica)

8h às 21h – Feira de Economia Solidária (artesanato / produtos alimentícios)

13h – Abertura das atividades - Neiva Flávia de Oliveira (Faculdade de Direto / UFU)

13h30min – Palestra: O marco jurídico da economia solidária - Marcelo Mauad (União e Solidariedade das Cooperativas Empreendimentos de Economia Social do Brasil - Unisol)

14h30min – Painel: Unisol Brasil - Cláudio Domingos

17h30min – Apresentação cultural – Tamboril (percussão)

18h – Roda de Cultura: debate sobre Economia Criativa - Talles Lopes (Sociólogo)

19h30min – Apresentação cultural - Balé Esperança

20h – Desfile de moda

27/março - sábado (Bloco 3Q/UFU/Santa Mônica)

8h às 21h – Feira de Economia Solidária (CC/UFU/Santa Mônica)

13h – Comunicações Orais

15h – Palestra: Economia Solidária, Segurança Alimentar, Reforma Agrária e Apoio à Agricultura Familiar - João Augusto de Freitas (assessor de gabinete do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome)

16h30min – Painel: Economia Popular Solidária e o Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários da Universidade Federal de Uberlândia - Paulo Rais (Instituto de Economia/UFU) / Francisca da Silva – Xica (empreendedora / comunidade)

18h30min – Palestra: Direitos Humanos na perspectiva da Economia Popular Solidária - Neiva Flávia de Oliveira (Faculdade de Direto / UFU)

20h – Palestra: Assessoria Jurídica Popular – o Direito como ferramenta de emancipação social - Roberta Camineiro Baggio (Faculdade de Direto / UFU)


Mais informações:

3238-0647 - CIEPS

Fonte:
http://www.dirco.ufu.br/node/348

segunda-feira, 1 de março de 2010

As imagens da pluralidade sexual em sala de aula







ALUNOS DA E. E. TANCREDO NEVES APRESENTARAM NO DIA 27/02 A EXPOSIÇÃO DE FOTOS “ROMPENDO O SILÊNCIO”

O respeito à diferença sexual trabalhado em sala de aula culminou em um encontro festivo, com debates, dança e na exposição de fotos “Rompendo Silêncios”, realizada na última sexta-feira na Escola Estadual Tancredo Neves, no bairro Marta Helena, zona norte de Uberlândia. A comemoração faz parte do Programa de Educação Afetivo-Sexual (Peas), desenvolvido desde em 1994 em escolas estaduais de Minais Gerais, 15 delas em Uberlândia. “As fotos foram tiradas pelos alunos e da internet. Os assuntos são a relação de gênero, o grupo LGBTT [Lésbicas, Gays Bissexuais, Transgêneros e Transexuais] e sobre a homofobia”, disse Sayonara Nogueira, professora e coordenadora do Peas. A exposição de fotos “Rompendo Silêncios” trouxe imagens escolhidas pelos alunos. Gabriel Davanzo, 14 anos, do 9º ano do ensino fundamental daquela escola, escolheu uma série de imagens de sua professora de Geografia, Sayonara Nogueira, a segunda travesti a ocupar cargo público em Minas Gerais. “Acho que todo mundo devia conhecer o Peas, porque este projeto ajuda o aluno a enxergar o homossexual como um cidadão normal e ajuda o próprio homossexual a enfrentar o medo da sociedade”, disse o estudante.
O professor, mestre em educação Neil Franco, que palestrou sobre a diversi
dade sexual, disse que é na escola que as mudanças vão acontecer para o fim do preconceito. “Se o professor é preconceituoso, isso vai se reafirmar no aluno, seja na diversidade sexual, seja na raça e demais diferenças”, disse Franco.

"PROJETO AJUDA O ALUNO A ENXERGAR O HOMOSSEXUAL COMO UM CIDADÃO
NORMAL" SAYONARA NOGUEIRA


NÚBIA MOTA REPÓRTER
nubia@correiodeuberlandia.com.br


Fonte: Jornal Correio de Uberlândia 27-02-2010 - Pág B1