sexta-feira, 2 de setembro de 2011

MOVIMENTO REALIZA SUA PRIMEIRA CONFERÊNCIA MUNICIPAL








O movimento LGBT de Uberlândia realizou a sua primeira Conferência dia 26 de agosto último, no auditório da Prefeitura Municipal. Os participantes do encontro discutiram propostas prioritárias para o setor como a criação de um Centro de Referência e a necessidade de Leis Municipais para o Dia Municipal do Orgulho Gay (28 de junho), o da Visibilidade Trans (29 de janeiro), o da Visibilidade Lésbica (29 de agosto), e o de Combate a homofobia (17 de maio), além de reivindicar a abertura de editais públicos para a realização de ações em HIV/AIDS, Hepatites Virais e Direitos Humano e a escolha de 24 delegados para participarem da Conferencia Estadual que vai ser realizada nos dias 14, 15 e 16/10, em Belo Horizonte.
“Queremos incluir estas datas no calendário oficial do município...Estamos cientes de que precisamos de nos mobilizarmos muito mais ainda para tirar estas propostas do papel, pois as Leis dependem dos vereadores cujas mentalidades refletem as da sociedade, que é muito, muito conservadora, mas mostrar nossa união e organização foi um primeiro passo importante,”analisou o presidente da Shama, Marcos André Martins, numa referência às outras entidades e órgãos que, de uma forma ou de outra, estão envolvidos com a luta contra o preconceito e a discrminação devido à orientação sexual não heterossexual, e que também promoveram o encontro.
Participaram da conferência que, ao final, aprovou um documento com 25 pontos, além de representantes e lideranças do movimento LGBT e de outros movimentos sociais de Uberlândia, as seguintes autoridades: Coordenadora da Diversidade Sexual MG, Neusa Melo; Pró Reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da UFU, Professora Dra. Geni de Araujo Costa; Diretora da SEDESE - Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais Regional Uberlândia, Sra. Dayse Afonso; Dr. Gerson Abrão, representando o Prefeito de Uberlândia; Dr. Lúcio Flávio Faria e Silva, promotor de Justiça e os vereadores Baiano, Professor Neivaldo, Delfino Rodrigues, além de assessores do Dep. Luiz Humberto Carneiro. Marcos Martins informou que a proposta de criação de um centro de referência deverá ser concretizada com a participação parceira da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, o poder público municipal, a Universidade Federal de Uberlândia e os movimentos sociais LGBT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário