segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Semana da Educação, aborda o tema Diversidade na Educação



Foi aberta nesta segunda-feira (26), na Câmara Municipal de Uberlândia, no Plenário Homero Santos, a “Semana da Educação”. Durante esse período importantes temas serão tratados em debates, palestras e mesas-redondas como a profissionalização docente, a diversidade na educação, o piso salarial profissional nacional, o Plano Nacional de Eduação (PNE), o plano de cargos e carreiras do município e gestão democrática.


Segundo o vereador Professor Neivaldo Lima (PT), idealizador do evento, o objetivo do encontro é fazer uma avaliação das conquistas da categoria nos últimos anos, além de um balanço geral da educação atual em todo o Brasil, bem como cobrar a efetividade das leis que ainda não foram implementadas em todos os estados brasileiros como a lei do piso salarial nacional. O vereador salienta que novas propostas deverão ser levantadas essa semana e posteriormente apresentadas na Conferêcia Nacional da Educação (Conae), que no Estado de Minas Gerais será realizada entre os dias 8 e 12 de novembro.


Outro tema abordado será a educação da rede municipal de ensino. De acordo com o parlamentar, a gestão democrática, o piso salarial nacional e o plano de saúde dos servidores da educação são apenas algumas das questões que serão discutidas essa semana.


A senadora Fátima Cleide (PT/RO), membro da Comissão de Educação e Cultura do Senado Federal, também participou do encontro. Segundo ela, as principais reivindicações da categoria em todo o país é a efetivação da lei do piso salarial nacional, sancionada pelo presidente ano passado.


É que com a aprovação da proposta deveria haver equiparação salarial da categoria em todos os estados brasileiros, bem como no Distrito Federal (DF). Fátima Cleide explica que a lei está sendo implementada parcialmente nos estados e cita como exemplo a hora-atividade, tempo que o professor necessita para preparar suas aulas, o qual eleva a carga-horária da categoria, mas que ainda não é totalmente respeitada. A senadora ressalta que a valorização profissional é a principal reivindicação da categoria e explica que se o piso salarial estivesse implementado em todos os estados e municípios brasileiros estaria atualmente em torno de R$ 1,3 mil.


A senadora Fátima Cleide esclarece que a lei tão discutida contém mecanismos que permitem, periodicamente, a avaliação do valor do piso salarial, a qual pode reajustar os atuais R$ 950,00. Ela explica que o incentivo que o governo federal oferece aos estudantes que cursam graduação e pretendem seguir carreira de professor está relacionado ao financiamento da educação básica e do piso salarial, questão de valorização profissional.


Logo após as atividades a Senadora Fátima Cleide fez visita ao Grupo SHAMA, onde pode conhecer o trabalho desenvolvido pela renomada instituição e suas demandas. Na oportunidade a Senadora assinou nosso livro de visitas ilustres.



Nenhum comentário:

Postar um comentário