sexta-feira, 8 de abril de 2011

HOMOFOBIA GERA CONSELHO LGBT NA UFU

As incitações homofóbicas escritas nas dependências da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, denunciadas pela Associação Shama,na verdade consideradas pelo movimento LGBT de Uberlândia como a ponta de um iceberg já motivou inúmeras manifestações de indignação por parte da comunidade LGBT, e de heterossexuais não-homofóbicos dentro e fora do campus – Veja terceira matéria deste blog.
“Estamos aguardando providências da Reitoria e o movimento estudantil, que é a organização política mais sensível de todas as sociedades, está se organizando para o enfrentamento político e democrático contra estas idéias retrogradas”, declarou o presidente da Shama, Marcos André Martins.
O aluno de pós-graduação em gestão pública em saúde, Caio Augusto de Lima, associado da Shama e membro da União da Juventude Socialista(UJS) informou que vários estudantes estão se reunindo para formar um Conselho LGBT na Universidade com a função de combate à discriminação e conscientização sobre a diversidade sexual na UFU. “Sabemos que o texto no banheiro é apenas a parte visível da realidade de que a academia não é sinônimo de vacina contra a homofobia”, afirmou Caio, detalhando que o Conselho deverá ter funções de divulgação e debate sobre direitos, exposição de materiais sobre diversidade sexual e LGBT em Feiras da Diversidade. Caio adiantou que os alunos que estão à frente deste movimento, além de convocar à comunidade acadêmica, estão firmando parcerias com entidades comprometidas com os direitos humanos, e de orientação sexual.
Entidades e alunos interessados em participar dessa frente de luta podem entrar em contanto com o aluno Caio Augusto de Lima por meio dos telefones 34-99961537 (Caio) ou 34-3210-2124 (Shama).

Um comentário:

  1. Boa Tarde! Bom venho por meio deste, pois já suporto mais as perseguiçôes de um aluno da pós que acredito ser da física. A algum tempo atrás eu estava com meu amigo que faleceu o ano passado de câncer o Franklin do Jornalismo UFU, e estavamos no carrefour e esta 3ª pessoa apareceu fazendo ameaças que eramos gay e que também racistas e que merecíamos apanhar. Desde de então esse sujeito vem me perseguindo, eu não tenho ném nossão de como me defender. Em um dos ataques ele me encontrou no ônibus T131, e desceu na estação da UFU e foi falando palavrões no meio das pessoas e guspindo e quando começou a me chutar já estavamos dentro do campus santa mônica, e ai um dos seguranças tercerizados chegou perguntando o que estava acontecendo? E ai ele falou que era racista que deveria apanhar, e ai eu disse que era aluno da universidade e ele alegou também o ser, fato que neste período o vi nos laboratórios do bloco B. Em outros momentos já o vi pinchando os banheiros com frases mencionando que os negros deveríam agredir os gay's. E hoje eu estava no ponto de ônibus e ele atravessou a rua e veio com palavras com Bicha, vagabundo, que iria "me bater até eu nao levantar mais",só que eu havia dado sorte pois do outro lado da rua estavam seus amigos e ele não queria fazer cena. Mas que minha hora estava marcada.

    Temo, pois nunca o ofendi, ném sei o nome dele, nunca dirigi uma palavra para o mesmo. Espero que me dê uma sugestão, pois chego na UFU cedo e saio tarde.

    Não acredittei que até aqui na faculdade seria perseguido.



    L.O.S.
    Obs: Enviado para a Ouvidoria UFU

    ResponderExcluir