segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Dia Nacional da Visibilidade Trans - Travestis e Transexuais


Na próxima sexta-feira, dia 29 de janeiro, o Grupo SHAMA, Núcleo das Travestis em parceria com o Programa Em Cima do Salto, da Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação Municipal de DST/AIDS – Ambulatório Herbert de Souza e Pratic Shopping – Terminal Central - saída para a Av. João Naves de Ávila – Fórum Aberlado Pena, será palco das comemorações do Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais, data fixada pela Diretoria da Articulação Nacional de Travestis e Transexuais - ANTRA, em parceria com a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais - ABGLT, no intuito de lembrar a luta desta comunidade pela garantia de direitos e respeito em todo o país.


Trajetória – Desde 29 de janeiro de 2004, a ANTRA comemora a data, através das suas afiliadas, como o dia da visibilidade de travestis. Naquele dia, deu-se início à Campanha Nacional “Travesti e Respeito já está na hora dos dois serem vistos juntos: em casa, na boate, na escola, no trabalho, na vida”, quando 27 trans entraram no Congresso em Brasília para lançar a luta em todo o território nacional. A partir daí, as 52 organizações afiliadas da ANTRA saem às ruas para reivindicar, comemorar e cobrar. Essa iniciativa foi executada pela primeira vez pelo Grupo Identidade de Campinas. Este ano, a Campanha terá ações em todos os estados, além de contar com outros parceiros governamentais e não governamentais.


Para esse ano, a ANTRA inicia campanha nacional em prol da criação de portarias que aceitem a adoção dos nomes sociais de travestis e transexuais no âmbito e convívio escolar, iniciativa já adotada pioneiramente pelo estado do Pará. Minas Gerais também está em sintonia com esta iniciativa. As Associações nacionais, em conjunto com as regionais, já encaminharam ao Conselho Estadual de Educação ofício requerendo esta ação, com base em deliberações definidas na última Conferência Nacional LGBT, realizada em junho de 2008.
Participe Consoco!
Data: 29 de janeiro 2010
Hora: 10h às 16h
Local: Saída do Terminal Central - Av. João Naves de Àvila - Fórum Aberlado Pena

Fonte: ABGLT – Departamento Nacional de DST/AIDS – Ministério da Saúde




Nenhum comentário:

Postar um comentário