segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Lésbica Angélica esta no Paredão do BBB 10


Tem ”colorida” na berlinda. A jornalista Angélica (foto) recebeu quatro votos na noite do domingo 24 e está no paredão do Big Brother Brasil 10. Desde sexta-feira 22, a competidora, que é lésbica assumida, vivia com a dúvida a respeito de sua ida ao conhecido paredão porque ela e Tessália receberam um colar de Ana Marcela, que havia atendindo o Big Fone. Entretanto, na hora de escolher quem iria ao paredão, Ana livrou Angélica. Não adiantou. Os participantes votaram na jornalista de forma majoritária.
Quem também corre o risco de sair do programa é a pernambucana Ana Marcela e o paulista Alex. Quem gosta de Angélica não deve ficar de braços cruzados. Enquetes em portais tais como Uol e Terra mostravam, ao meio-dia desta segunda-feira 25, que Angélica tem todas as chances de ser eliminada.

Fonte: Parou Tudo.com

V Conferência Regional da ILGA-LAC



Grupo SHAMA participará da V Conferência Regional da ILGA-LAC. Durante cinco dias, as atenções do Brasil e da América Latina e Caribe se voltam para o estado de Paraná.


Os membros da Grupo SHAMA - Marcos André - Presidente e Saulo Marcus - Coordenador Administrativo do NUPPIC participam de 26 a 30 de janeiro, em Curitiba, da V Conferência Regional da ILGA-LAC - Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, pessoas Trans e Intersex, uma federação mundial que congrega grupos locais e nacionais dedicados à promoção e defesa da igualdade de direitos para lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas trans e intersex - LGBTI em todo o mundo.



Fundada em 1978, a ILGA reúne entre seus membros mais de 670 organizações, entre pequenas coletividades e grupos nacionais, representando, assim, mais de 110 países, oriundos de todos os continentes.



Marcos André participará no dia 26/01 do painel “Imprensa, movimentos sociais e advocacy LGBT”, que tem como objetivo identificar as possibilidades de se usar os meios de comunicação, segmentados ou não, como espaço de militância. No dia 28/01, o assunto sao as polìticas públicas de combate à AIDS, onde apresentará o Plano de Enfrentamento da epidemia entre Gays, HSH e Travestis, ao qual se dedica atualmente no Ministério da Saúde. No dia 29/01 participa, junto com a equipe da Assessoria de Comunicaçao do Departamento Nacional DST-AIDS-HV, do pré-lançamento da campanha dirigida às Travestis, na Praça Rui Barbosa, centro da capital paraense.
Saulo Marcus estará na mesa do Fórum Arte e Cultura LGBTI, Fórum de pessoas LGBTI vivendo com HIV/Aids. O evento acontece em três diferentes hoteis de Curitiba e vai de 26 a 30 de janeiro.
Saulo Marcus e Marcos André estará representando também o SHAMA na assembléia geral da ABGLT, como suplente e delegado, que ocorre paralela à Conferência da ILGA-LAC.

Parabéns aos representantes de Uberlândia na ILGA LAC!!

Dia Nacional da Visibilidade Trans - Travestis e Transexuais


Na próxima sexta-feira, dia 29 de janeiro, o Grupo SHAMA, Núcleo das Travestis em parceria com o Programa Em Cima do Salto, da Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação Municipal de DST/AIDS – Ambulatório Herbert de Souza e Pratic Shopping – Terminal Central - saída para a Av. João Naves de Ávila – Fórum Aberlado Pena, será palco das comemorações do Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais, data fixada pela Diretoria da Articulação Nacional de Travestis e Transexuais - ANTRA, em parceria com a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais - ABGLT, no intuito de lembrar a luta desta comunidade pela garantia de direitos e respeito em todo o país.


Trajetória – Desde 29 de janeiro de 2004, a ANTRA comemora a data, através das suas afiliadas, como o dia da visibilidade de travestis. Naquele dia, deu-se início à Campanha Nacional “Travesti e Respeito já está na hora dos dois serem vistos juntos: em casa, na boate, na escola, no trabalho, na vida”, quando 27 trans entraram no Congresso em Brasília para lançar a luta em todo o território nacional. A partir daí, as 52 organizações afiliadas da ANTRA saem às ruas para reivindicar, comemorar e cobrar. Essa iniciativa foi executada pela primeira vez pelo Grupo Identidade de Campinas. Este ano, a Campanha terá ações em todos os estados, além de contar com outros parceiros governamentais e não governamentais.


Para esse ano, a ANTRA inicia campanha nacional em prol da criação de portarias que aceitem a adoção dos nomes sociais de travestis e transexuais no âmbito e convívio escolar, iniciativa já adotada pioneiramente pelo estado do Pará. Minas Gerais também está em sintonia com esta iniciativa. As Associações nacionais, em conjunto com as regionais, já encaminharam ao Conselho Estadual de Educação ofício requerendo esta ação, com base em deliberações definidas na última Conferência Nacional LGBT, realizada em junho de 2008.
Participe Consoco!
Data: 29 de janeiro 2010
Hora: 10h às 16h
Local: Saída do Terminal Central - Av. João Naves de Àvila - Fórum Aberlado Pena

Fonte: ABGLT – Departamento Nacional de DST/AIDS – Ministério da Saúde




segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

OS COLORIDOS - Maria Berenice Dias



Os Coloridos

Ninguém entende bem este fenômeno, mas que é uma realidade é: todo mundo adora saber da vida alheia!
Talvez esta seja a singela explicação para o sucesso do BBB - Big Brother Brasil, reality show agora na sua décima edição.
Os participantes, em sua grande maioria, são jovens cheios de sonho, de diversas origens e distintas condições sociais e culturais. Eles não se conhecem, mas têm algo em comum, todos querem ganhar o cobiçado prêmio. Para isso não podem ter nenhuma dificuldade em se expor, pois, ao aceitarem o desfio de serem vigiados 24 horas por dia, abrem mão da própria privacidade.
Na casa, ninguém tem compromisso com nada e ninguém, e não precisa ter preocupação sequer com a própria subsistência. Naquela verdadeira ilha da fantasia, tudo é permitido, intrigas, brigas e romances, em um contexto de muita festa e licenciosidade.
A cada edição algumas mudanças ocorrem ainda que o espírito de competitividade permaneça sendo a tônica. A preocupação de cada um para lá permanecer é cair nas boas graças do povo, único critério seletivo para ter a chance de sair vitorioso. Os espectadores acabam desempenhando o papel de deuses, pois têm a possibilidade de expulsar qualquer morador daquele paraíso.
Na edição que acaba de iniciar, de forma absolutamente surpreendente foram selecionados três integrantes da população LGBT: uma lésbica, um gay e um travesti que atua como drag queem, formando o grupo chamado "os coloridos".
Depois da vitória do Jean, na 5ª edição do BBB, um personagem discreto que só revelou sua orientação sexual quase no final do programa, a mudança é radical. Ao menos nesta bolha que retrata um mundo ideal, o preconceito não existe. De ninguém é excluído o direito de viver em um mundo que procura retratar as pessoas como elas são.
Como a televisão está presente na grande maioria dos lares, é significativo que todos vejam que há a possibilidade de um convívio respeitando as diferenças. Todas as pessoas são iguais, pois todas elas, sem exceção, só querem ter a chance de ser feliz.
Certamente deste compromisso tomou consciência a produção do BBB ao permitir que os brasileiros apreendam a ser tolerantes e a conviver com o outro sem discriminar, agredir ou matar pelo só fato de o outro ser diferente.
Diante de uma sociedade ainda tão homofóbica, em que a diversidade sexual não é respeitada e a homoafetividade ainda não obteve reconhecimento legal, a experiência só pode ser promissora. Afinal, "big brother" significa "grande irmão" e a fraternidade precisa mesmo ser cultivada.


Maria Berenice Dias
Advogada especializada em Direito Homoafetivo
www.mbdias.com.br
www.mariaberenice.com.br
www.direitohomoafetivo.com.br

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O presidente da ABGLT Toni Reis divulga nota de apoio ao Programa Nacional dos Direitos Humanos


A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) divulgou nota de apoio ao Programa Nacional dos Direitos Humanos 3 (PNDH3), lançado por decreto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 21 de dezembro.
O PNDH3, dentre outros assuntos, traça diretrizes para a união civil homossexual. Segundo o presidente da ABGLT Toni Reis, os direitos sexuais de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) são direitos humanos e, por isso, direitos fundamentais a serem respeitados em uma sociedade democrática.


Com mais de 73 páginas, o programa foi elaborado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Após o lançamento do Programa, vários setores da sociedade reagiram de forma contrária, como os meios de comunicação, instituições religiosas e até mesmos integrantes do governo.


Na sexta-feira, 08, o ministro da Secretaria de Direitos Humanos Paulo Vannuchi saiu em defesa do texto do PNDH. Além da ABGLT, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também apoiou o ministro, principalmente no que diz respeito às investigações de tortura durante o regime militar. O presidente da OAB Cezar Britto disse que o regime do medo que sustentava o passado não pode servir de desculpa no presente democrático. Toni Reis pensa em consonância com Britto. “No mínimo, precisamos saber a verdade, mas sem revanchismo. Devemos conhecer o passado para não repetir os mesmos erros”, diz Toni Reis na nota.


Fonte: Mundo Mais

"Na 1ª liderança os Gays do Brasil", diz Sérgio

Boa notícia para os fãs de Dimmy Kier, Serginho e Angélica na casa do BBB 10. O trio de homossexuais assumidos conquistou a imunidade nesta quinta-feira 14. Para surpresa de alguns, uma nova prova do líder foi realizada e vencida por Serginho. Os seus companheiros da tribo Coloridos também ficaram imunes, ou seja, não podem ir ao paredão no domingo 20. Serginho comemorou mais tarde: “Na primeira liderança, os gays do Brasil”.

O início do programa mostrou o aguardado beijo gay. Divulgado durante o dia por toda a internet, o selinho de Dimmy e Serginho ganhou uma estrelinha arco-íris para marcar o fato tão aguardado. A edição desta quinta também exibiu quatro dos rapazes mais sarados do programa num divertido balé aquático na piscina da casa. Tudo comandado por Dimmy Kier.

Fonte: Parou Tudo

São Paulo regulamenta nome social para travestis

Travestis e transexuais da cidade de São Paulo tiveram uma vitória. O decreto 51.181 de 14, de janeiro 2010 assinado pelo prefeito Gilberto Kassab (foto), nesta quinta-feira 14, garante o direito das pessoas trans serem reconhecidas pelo nome social em formulários, prontuários médicos e fichas de cadastro, entre outros requerimentos da administração pública. O nome social é aquele pelo qual as travestis e transexuais são conhecidas e aparecerá antes e entre parênteses ao nome civil nos registros municipais.

Segundo Franco Reinaudo, titular da Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual (CADS) do município, “a medida é histórica para São Paulo e demonstra mais uma vez seu pioneirismo e preocupação com questões referentes aos direitos humanos dos seus munícipes travestis e transexuais”. Dentre os Estados que já reconhecem o nome social de pessoas trans no País estão Goiás, Paraná e Pará, mas há diferenças. Em alguns, a identidade trans só é aceita na rede de ensino público.

Fonte: Parou Tudo

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Lula não aceita pressão e apoia direitos LGBT

A pressão de parte da Igreja Católica para que o governo federal não apoiasse a união civil entre homossexuais deu errado. Em decreto assinado nesta quarta-feira 13 a respeito do Programa Nacional de Direitos Humanos, o presidente da República mudou apenas o item que dizia respeito à apuração de crimes feitos durante a ditadura militar. Nada mais foi modificado, aí incluso a parte que trata de LGBTs.
Desde a semana passada, o programa foi criticado em alguns de seus pontos, como o acompanhamento editorial de emissoras de tevê e a mediação em casos de invasão de terras. A Igreja Católica focou o discurso contra a retirada de símbolos religiosos de estabelecimentos públicos, mas também fez referência à união homo. Para não atrapalhar a campanha de Dilma Roussef ao Palácio do Planalto, o governo cogitou tirar o apoio a esse último ponto, dentre outros, mas nada mudou.


Fonte: Parou Tudo

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Reunião Grupo SHAMA


Grupo SHAMA realizou neste dia 06 de janeiro a 1ª Reunião de Planejamento do ano de 2010. A reunião contou com a participação dos membros da diretoria e também com as travestis do Programa Em Cima do Salto.
Durante a reunião, ficou acordado que as reunião administrativas serão de 15 em 15 dias e que nossa primeira atividade será no dia 29 de janeiro, em comemoração do Dia da Visibilidade Travesti com ações na cidade de Uberlândia.

Caso tenha interesse de participar conosco das reuniões, veja calendário abaixo:

20 de janeiro - 15h - Sede Social do SHAMA
03 de fevereiro - 16h - Sede Social do SHAMA

Milite! faça seu direito ser direito.