terça-feira, 17 de janeiro de 2012

LIVRO: “Mídia, Educação e Sexualidade”

Livro levanta discussão sobre a sexualidade em sala de aula


“Mídia, Educação e Sexualidade”

O conhecimento é chave para um país com uma população tolerante, mas como educar para a diversidade em um Brasil que tem um governo que veta materiais anti-homofobia elaborados por seu próprio ministério, o da Educação (MEC)? Essas e outras dúvidas na relação escola versus homofobia encontram um ponto de apoio teórico importante no livro “Mídia, Educação e Sexualidade” (Syntagma), organizado por Ricardo Desidério e Hertz Wendel de Camargo.

A obra reúne artigos de especialistas no assunto e aborda essa complexa, e ainda hoje complicada, relação entre educar para a diversidade e respeitar as diferenças de cada aluno. Um problema que poderia ser resolvido com uma formação de educadores que também versasse sobre a sexualidade dos meninos e das meninas, quebrando o tabu de se falar de sexo em sala de aula.

Como observa Andréa Cristina Martelli em seu artigo “Práticas docentes e imaginários de sexualidade”, “os cursos de formação de professor e professora não ofertam, em sua grade curricular, um disciplina regular direcionada ao estudo da sexualidade ou da educação sexual”. Ela atenta ainda para o fato de que “o que ocorre em alguma situações são atividades extensionistas sob a forma de cursos”.

É um material rico de ideias e opiniões que podem ser ou pelo menos conter saídas produtivas para se trabalhar o tema do sexo, e da consequente sexualidade, dentro das salas de aula sem ferir a liberdade de cada aluno. “A sexualidade, numa visão ontológica, é essencialmente humana, cujas significações e vivências são determinadas pela natureza, pela subjetividade de cada ser humano e, sobretudo, pela cultura, num processo histórico e dialético”, aponta Eliane Maio na apresentação da obra.

Livro essencial para educadores e gente interessada na questão, “Mídia, Educação e Sexualidade” tem três bons motivos para ser lido apontados a pedido do Mix por um dos organizadores da obra, Ricardo Desidério:

Ricardo: vários nuances da sexualidade

1 - Por meio de múltiplos olhares, as convergências entre Educação, Mídia e Sexualidade são abordadas na obra.
2 - O livro revela os nuances do que ainda hoje é considerado, por muitos, um tabu: a sexualidade humana.
3 - Compõem o corpo autoral do livro, profissionais, pesquisadores e professores universitários ligados às áreas de Educação Sexual, Jornalismo, Publicidade, Cinema, Letras, Psicologia, Pedagogia e Cibercultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário