terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Carnaval 2010 - Camisinha. Com amor, paixão ou só sexo mesmo. Use sempre.


























A campanha de Carnaval 2010 tem como público jovens na faixa etária de 16 a 24 anos, priorizando mulheres jovens e homens gays.


A campanha de carnaval de 2010 é uma resposta à tendência de crescimento da epidemia entre as meninas na faixa etária de 13 a 19 anos. O número de casos de aids é maior entre as mulheres jovens, são 8 casos em meninos para cada 10 casos em meninas. Essa inversão apresenta-se desde 2008. No sexo masculino, há maior transmissão entre homossexuais (39,2%). A proporção em heterossexuais era de 22,2%, de acordo com dados de 2007.

Este ano a campanha tem uma estratégia diferente dos anos anteriores, foram criadas duas mensagens que serão veiculadas em dois momentos: antes do carnaval e depois do carnaval.

Antes do carnaval
A mensagem para quem vai curtir o carnaval é de prevenção. O slogan “Camisinha. Com amor, paixão ou só sexo mesmo. Use sempre.” busca atingir tanto os apaixonados quanto quem quer apenas curtir. São dois vídeos, um direcionado às meninas e o outro aos jovens gays. Em ambos, o protagonista é uma camisinha falante que alerta os jovens para o uso do preservativo.

Depois do carnaval
A mensagem para depois do carnaval é sobre o teste de aids. Quem fez sexo sem camisinha, no carnaval ou não, deve fazer o teste. No vídeo, um jovem se revira na cama, sem conseguir dormir, como se estivesse incomodado. A camisinha também é protagonista e fala sobre as vantagens em se realizar o exame.

As principais peças da campanha são os VTs e jingles, além de mobiliários urbanos, cartazes e folderes. Todos os materiais têm veiculação e distribuição nacional. A arte dos materiais gráficos (cartaz, folder etc) foram enviadas para que os estados e municípios reproduzam localmente, conforme pactuado desde 2007. Ao Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais cabe a produção de um quantitativo mínimo para abastecer aqueles locais onde não houve possibilidade de garantir essa reprodução. A grade de produção e distribuição dessa reserva está disponível abaixo.

Fonte: Departamento Nacional de DST/AIDS

Dia 08/02

Distribuição de preservativos nos Terminais do Umuarama e Santa Luzia

Dia 09/02

Distribuição de preservativos Terminal Planalto

Equipe Multidisciplinar nas boites da Monsenhor Eduardo

Dia 10/02

Distribuição de preservativos no Stand do Hipermecado Carrefour

Equipe Multidisciplinar nos Bares da Rondom Pacheco

Dia 11/02 e 12/02

Manhã: Ações no aeroporto e Terminal Rodoviário Castelo Branco

Noite dos Antigos Carnavais - Praça Clarimundo Carneiro

Dia 12/02

Manhã: Ações no aeroporto e Terminal Rodoviário Castelo Branco

Dia 13/02

Abertura do Carnaval na Av. Monsenhor Eduardo, com distribuição de preservativos.


Camisinha. Com amor, paixão ou só sexo mesmo. Use sempre.





Um comentário:

  1. A melhor prevenção é a informação. Por isso, o Ministério da Saúde lançou a Campanha Use Sempre, para informar as pessoas sobre as medidas para prevenir as DST/Aids. Não podemos vacilar. É preciso, além de usar camisinha, ajudar a disseminar importantes informações sobre assunto. E você, por meio do seu blog, pode nos ajudar nesta tarefa. Podemos contribuir em sua página, com informações, vídeos e outros materiais.

    Para mais informações Fernanda.scavacini@saude.gov.br

    ResponderExcluir