terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Grupo SHAMA entrega Manual de Comunicação LGBT ao Programa Balanço Geral - Rede Record

Programa Balanço Geral - Record recebe o Manual de Comunicação LGBT



O manual de comunicação LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) é voltado para profissionais, estudantes e professores da área de comunicação (Jornalistas, Radialistas, Publicitários, Relações Públicas, Bibliotecários, entre outras pessoas). É um dos objetivos da atual diretoria da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais – ABGLT, e de ativistas ligados ao segmento LGBT no Brasil, reduzir o uso inadequado e preconceituoso de terminologias que afetam a cidadania e a dignidade de 20 milhões de LGBT no país, seus familiares, amigos, vizinhos e colegas de trabalho.

Ao longo do tempo, as lutas e as manifestações
organizadas pelo Movimento LGBT em todos os estados brasileiros sensibilizaram comunicadores e agregaram aliados. Mas ainda existe um longo caminho a ser percorrido pelo Movimento e pela imprensa para garantir uma transmissão de informações com maior qualidade e comprometimento com as causas sociais.

Diariamente, os veículos de comunicação são bombardeados por centenas de informações: releases, sugestões de pauta, press kits, avisos, relatórios, boletins, sugestões e reclamações. Com isso, nem sempre as questões envolvendo a população LGBT ganham prioridade ou valorização adequada.
Embora o foco seja jornalistas, a meta é que, como o próprio nome indica, o Manual de Comunicação LGBT seja útil para outros segmentos da área.

E que, na medida em que o tema tornar-se constantemente discutido com qualidade, ampliem-se o respeito e as atitudes de compreensão em relação a esta expressiva fatia da população. Esse material está diretamente relacionado às metas do Movimento LGBT de contribuir com a elaboração de ferramentas capazes de formar e informar a sociedade brasileira sobre seus direitos humanos.

Além disso, pretende reforçar os papéis assumidos por cada cidadão para a construção de uma sociedade mais justa, humana, solidária e com pleno acesso aos direitos concedidos na Constituição Brasileira. E que o investimento em formação seja, cada vez mais, nossa arma de combate às injustiças sociais.

Para download do Manual de Comunicação LGBT, acesse:
http://www.abglt.org.br/port/publicacoes.php





Nenhum comentário:

Postar um comentário