quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

UFU e Grupo SHAMA em parcerias para 2010.

Foto do Jean: Programa de ações integrais e integradas de saúde e ambiente para crianças e adultos de comunidades urbanas e rurais dos municípios de Uberlândia.

A Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis vai manter e ampliar projetos em 2010.

A Associação Homossexual de Ajuda Mútua - Grupo SHAMA em parceria com o Programa de Formação Continuada em Educação, Saúde e Culturas Populares, apresentou um projeto de extensão: Educar na Diversidade: da Homofobia à Educação Popular, buscará sensibilizar os profissionais da educação sobre a importância das discussões acerca das diversas formas de expressão da sexualidade, desmistificando as ideias acerca da homossexualidade, identidade de gênero, orientação sexual, epidemia de AIDS e homofobia, contribuindo para a construção de uma sociedade mais igualitária e tolerante às diferenças. Falar de diversidade sexual a partir de educação popular é falar da interação, da reciprocidade, da interdependência e do intercâmbio que regem as relações entre culturas que se refere fundamentalmente à compreensão do mundo.
Em breve, no site da PROEX e aqui no blog postaremos o cronograma das atividades propostas.

A Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Uberlândia (Proex) é como aquele jogador que bate o escanteio e corre para cabecear a bola. Ela está presente desde a divulgação de editais de convocação para atividades extensionistas até a organização de eventos internacionais de cultura. Viabiliza o auxílio-moradia para alunos e oferece cursos sobre direitos humanos. Organiza oficinas lúdicas para crianças e atividades físicas para idosos. Participa do resgate da autoestima de travestis e também com o público LGBT e incentiva observações astronômicas. “A Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis é extremamente complexa porque ela trabalha todas as áreas”, afirma o pró-reitor Alberto Martins, que há um ano comanda a Proex. “Hoje não se fala mais em extensão, apesar de ser, muitas vezes, um jargão de política de ensino, pesquisa e extensão. Mas a gente tem procurado tirar isso do papel, tirar do jargão e levar, realmente, para a prática. Muitas ações estão aliadas permanentemente com a pesquisa e com o ensino, dentro da extensão”, diz. Uma atividade prática, como a que se refere o pró-reitor, foi o que livrou Jean (foto), de 8 anos, de uma dor de dente.

O menino mora com a família no assentamento Rio das Pedras, a 35 km de Uberlândia. No ano passado, professores e alunos da UFU estiveram no local com o Programa de ações integrais e integradas de saúde e ambiente para crianças e adultos de comunidades urbanas e rurais dos municípios de Uberlândia e Araguari/ MG, e constataram que uma obturação resolveria o problema de Jean. “O dentista ensinou a escovar os dentes, a passar fio dental. E explicou como escovar os dentes cedo, na hora do almoço e de noite”, relata Jean.
O nome do programa de extensão que envolve os cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia e a Escola Técnica de Saúde da UFU, pode ser um pouco complicado, mas foi de maneira humilde que Marina de Oliveira, mãe de Jean, explicou a importância do trabalho: “Um projeto desse para vir ‘prum’ assentamento não é fácil não. A gente agradece muito. Esse projeto de chegar aqui no assentamento foi uma ‘mão na roda’. Porque é rapidinho. Na hora que eles chegam a gente toma um banho, vai lá, atende, e a gente volta pra trás. Muito bom, mesmo. Tomara que continue assim”. E, após uma risada acanhada, completa: “Porque a gente precisa muito aqui”. Para colocar em prática projetos como esse, a Proex conseguiu, apenas no Programa de Extensão Universitária do Ministério da Educação (Proext), R$ 520 mil. Para 2010, a perspectiva é receber, para os projetos e programas que enfatizam a inclusão social, o triplo deste valor.

Fonte: Diretoria de Comunicação Social - UFU http://www.dirco.ufu.br/content/extens%C3%A3o-aproxima-ufu-da-comunidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário