sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

SHAMA: Nove anos na luta pela cidadania LGBT


No dia 08 de fevereiro a entidade Shama aniversariou: 09 anos de existência que acumulam atividades, projetos e ações cotidianas em defesa dos direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Uberlândia e Região; 09 anos de enfrentamento diário do preconceito contra a nossa orientação sexual; 09 anos de atendimento jurídico, psicológico e de assistência social à nossa comunidade!
Nesse caminho consolidamos e ampliamos a Parada do Orgulho LGBT, que hoje se constitui no maior evento político-cultural da cidade, reunindo de 50 a 70 mil pessoas; Estabelecemos parcerias com dezenas de entidades e instituições ligadas aos direitos humanos, sociais e culturais em nível municipal, estadual e federal; Nossa entidade está inserida nos eventos temáticos também internacionais quando realizados no Brasil.
Mas estamos cientes de que ainda temos muita estrada pela frente; O conservadorismo político, o literalismo religioso agressivo, o preconceito intra familiar, a grande vulnerabilidade econômica e social de LGBT pobres, o sempre preocupante índice de infecção pelo HIV/Aids verificado na nossa comunidade. São questões que chegam a ofuscar algumas de nossas vitórias como a decisão do Supremo Tribunal Federal de aceitar doravante as uniões homo-afetivas, com todos os direitos previstos nas relações hetero-afetivas. Em Uberlândia então, estamos há anos lutando pela aprovação de uma lei que penalize atos homofóbicos e, mais recentemente, o embate se estende à luta por uma sede própria, aliás, por mais que uma sede própria: queremos construir um Centro de Referência de Direitos Humanos LGBT! Mas, sem dúvida, sem perder a alegria e a honestidade, saímos da infância. Nossa entidade conquistou o respeito e o espaço que merece. Por isso, é em nome de todos que fizeram, pelo mínimo e pelo máximo que fizeram por nossas humanas bandeiras que hoje comemoramos 09 anos com duas palavras: OBRIGADO E PARABÉNS!
Marcos Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário