sexta-feira, 27 de março de 2009

Eleições 2008 - Perspectivas para o movimento gay em Uberlândia


ELEIÇÕES 2008... ESPERANÇAS RENOVADAS

Apesar de o brasileiro tradicionalmente não dar credibilidade aos nossos políticos, época de eleições é sempre época de esperança, de renovação e de mudanças, seja no legislativo, seja no executivo.

Após o término do pleito de 2008, viu-se uma renovação de 50% do nosso legislativo para o período de 2009 – 2013, e após uma prévia análise do movimento (organizado) homossexual de Uberlândia, observa-se que dentre os eleitos e reeleitos, acredita-se que os LGBTs de nossa cidade foram beneficiados. Reeleitos como Delfino Rodrigues {PT), Jerônima Carlesso (PP), Baiano (PP) e Misac Lacerda (PR), depois de procurados pelo Grupo Shama, demonstraram interesse em apoiar as reivindicações do nosso segmento. Da mesma forma, os eleitos como Professor Neivaldo (PT) e Liza Prado (PSB), em suas campanhas e posteriormente em conversa com os diretores do Grupo Shama, também se compromissaram em nos apoiar.

Um quadro bem diferente de 05 anos atrás, quando o movimento (organizado) homossexual iniciava suas articulações através do Grupo Shama. Naquela ocasião, tínhamos apenas o apoio da então vereadora Liza Prado, que agora retorna à nossa Câmara Municipal.

Prova dessa mudança foi o convite que recebemos, no último dia 10/11/2008 da Vereadora Jerônima Carlesso, do Presidente a Câmara, o Vereador Baiano, para falarmos na Tribuna da Câmara, (expondo, através da TV Câmara, nossas reivindicações aos vereadores, comunidade uberlandense e demais presentes na casa).
Entendemos que esse seja o caminho da visibilidade social, e que permite a inclusão da temática homossexual na agenda de discussão do legislativo municipal.

Apesar de ainda não termos em nossa Câmara Municipal, um(a) vereador(a) homossexual publicamente assumido(a), estamos atentos e vamos cobrar da Casa Legislativa, políticas públicas que beneficiem os homossexuais por direitos iguais, inclusão social, combate à discriminação e preconceito, dentre outros.

Em contato com a Vereadora Jerônima Carlesso, via telefone, no dia 10/12/2008, a mesma informou ao presidente do Grupo Shama, que esteve reunida com o Sr. Prefeito Odelmo Leão e o Secretário Sérgio Ribeiro, onde levou as demandas da Instituição, e em específico a necessidade de um espaço físico para abrigar a academia de lipodistrofia, e demais projetos da Associação, o que evitaria o encerramento definitivo das atividades da Shama, que não recebe qualquer tipo de ajuda ou subvenção do poder público. Segundo a Vereadora, os líderes do executivo esclareceram que não havia possibilidade de atender nossas reinvidicações ainda no ano de 2008, devido as transições de secretários, e que somente nos fins de janeiro de 2009 estará avaliando nossas reinvidicações.

Marcos Martins

Um comentário:

  1. Caras Amigos de Luta sou do MOvimento Por Cidadania e Direitos Humanos LGBT de Catalão- Goias e gostaria de Saber qual o dia da Parada da Dvercidade eO local e horario da concentração.
    Se puder mim Add no msn.
    weder_candido@hotmail.com
    E no Orkut.
    Comunidade-lgbt.catalaorg@hotmail.com.
    E-mail. algbtcat@yahoo.com.br
    Abraços.......
    E fiquem com Deus.

    ResponderExcluir