sábado, 21 de março de 2009

A Microsoft agiu certo ao banir lésbica?

Essa noticia é um pouco velha mas no entanto é muito relevante!!!

04 Mar 2009 11:14

"A polêmica é na verdade da semana passada, mas como eu vi muita coisa sendo escrita na afobação e sensacionalismo, acho que vale falar. O caso: a Microsoft baniu uma usuária da rede Xbox Live porque o nome dela (o Gamertag – o cartão de visitas de fato) indicava que ela era lésbica. Não se sabe exatamente qual era, mas havia essa sugestão. As pessoas ficaram revoltadas. E, a princípio, parece que a Microsoft está errada, é preconceituosa. Mas eu tendo a defender a atitude.

Na prática, como numa política pública que dá multa para quem não usa cinto de segurança (a pessoa poderia ter o direito de morrer, talvez?), o Estado (ou a Microsoft, no caso) protege o cidadão dele mesmo.
Quem já jogou online (na Live ou qualquer lugar) sabe que o nível de homofobia é elevado. Qualquer coisa errada que você faça é “gay”. Se sua voz não for como a do Schwarzenegger, é “gay”. E, se você for gay de fato, tudo que você faz de errado no jogo é porque, oras, você é gay. Essa é a lógica da molecada, no Brasil ou EUA, e aparentemente é mais exacerbada em jogos online. Esse vídeo aqui embaixo deixa isso claro (AVISO: Linguagem excessivamente agressiva -veja aqui!)

Se a pessoa quiser mostrar a opção sexual dela, por orgulho, ideologia, ou simplesmente dado pessoal extra, além da cidade que mora, deveria haver algo como um ícone, um box, algo um pouco mais elegante – todas as redes sociais têm isso, porque não a Xbox Live? A Microsoft é culpada por todos os idiotas que habitam a rede deles? Ela poderia fazer algo mais prático para evitar que idiotas continuem sendo idiotas? Ela tem o direito de suspender alguém para não “insultar” seus usuários com algo que tem orgulho? Nesse bizarro mundo ultratestosteronizado da jogatina online, talvez. O que vocês acham?"

Retirado do Blog Próxima Fase - Tiago Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário