quinta-feira, 27 de maio de 2010

Cartilha do Direito Positivo e Manual de Comunicação LBGT serão lançados nesta sexta-feira

Cartilha foi elaborada pela Faculdade de Direito da UFU
A palestra “Comunicação e Mídia LGBT” ministrada pelo secretário de Comunicação da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis e Transexuais (ABGLT) e jornalista Carlos Magno, marca nesta sexta-feira, a partir das 9 horas, os lançamentos do Manual de Comunicação LBGT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) e da Cartilha do Direito Positivo.
O manual é uma iniciativa da Associação e aborda questões relacionadas à homossexualidade, “tem como objetivo reduzir o uso inadequado e preconceituoso de terminologias que afetam a cidadania e a dignidade de 20 milhões de LGBT no país, seus familiares, amigos, vizinhos e colegas de trabalho”, explica o vice-presidente da Associação Homossexual de Ajuda Mútua (SHAMA), Adeon Amaral.
A “Cartilha Direito Positivo”, elaborada pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), sob a coordenação da professora Maria Terezinha Tavares tem como proposta, levar informações às pessoas usuárias do balcão jurídico da SHAMA sobre temas como: Direito Previdenciário, Direito do Trabalho, Direito do empregado portador de HIV/AIDS, Direito à medicação e tratamento médico via SUS, procedimento para obter medicamento via Justiça; reconhecimento da união estável entre parceiros homossexuais e indenização por danos morais.
O lançamento nacional do Manual aconteceu em janeiro deste ano, e a partir de agora, todas as casas filiadas farão o lançamento em nível local. “A SHAMA é filiada à ABGLT e foi solicitado que fizesse o lançamento em Uberlândia”, ressalta Adeon.
A SHAMA tem parceria com a UFU, desde 2006, por meio da Faculdade de Direito que presta assistência a LGBTs e pessoas vivendo e convivendo com HIV/AIDS na cidade de Uberlândia, e ainda, com os projetos de extensão: “Programa Em Cima do Salto” e o Projeto “Educar na Diversidade: da Homofobia à Educação Popular”.
Durante o lançamento serão distribuídos 50 exemplares do Manual de Comunicação LGBT e 100 unidades da Cartilha Direito Positivo. Outra forma de acesso ao Manual é por meio do site
http://www.abglt.org.br/port/publicacoes.php

Data: 28/05/2010
Local: Campus Santa Mônica - Bloco 5 O - Anfiteatro "D"
Horário: 9h


Mais informações pelos telefones (34) 9146-1515, com o vice-presidente da SHAMA, Adeon Amaral ou (34) 8854-1336, com Marcos André, presidente da SHAMA.


Fonte: DIRCO UFU




Nenhum comentário:

Postar um comentário