quarta-feira, 14 de julho de 2010

Doação de Sangue

Regras para doação não vão mudar para os gays

Falta sangue, sobra discriminação

Ministério da Saúde cria novas regras para ampliar doação de sangue no país, mas ainda restringe sangue gay


Só um aviso! Se você é gay, não se sensibilize com as campanhas dos hemocentros do país, que pedem que você seja um doador de sangue. A propaganda é enganosa. Nos hemocentros, quando alguém revela ser gay, arrumam um jeitinho de dizer que seu perfil não se enquadra para ser um doador.
Estas medidas não terão nenhuma alteração na consulta pública realizada pelo Ministério da Saúde para mudanças das regras de doação de sangue no Brasil na
Portaria do Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos. Isso por conta do baixo número de sangue estocado nos hemocentros brasileiros.
Em relação ao público gay, o Ministério da Saúde ainda considera este grupo como “grupo de risco”, ainda que este discurso politicamente correto seja “comportamento de risco”. Considerando que a maior incidência de infectados pelo HIV seja dos gays, tanto o Ministério da Saúde quanto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) consideram as orientações técnicas da Organização Pan-Americana de Saúde.
Tem que ser gay virgem – Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, homens que se relacionarem sexualmente com outros homens (ainda que usem camisinha e independente de número de parceiros) não poderão doar sangue durante 12 meses (um ano), muito embora o HIV seja identificado nos exames após três meses de uma relação sem preservativos. Nada disso vai mudar. A consulta pública do Ministério da saúde será realizada até o dia 02 de agosto.


Fonte: Mundo Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário