quarta-feira, 14 de abril de 2010

Bento XVI ameniza afirmação de Bertone e diz que não compete à igreja relacionar pedofilia à homossexualidade

Bento XVI prefere colocar panos quentes na delcaração de Bertone

Panos quentes


O padre Federico Lombardi, porta-voz do papa Bento XVI, divulgou uma nota nesta quarta-feira, 14, na qual mostra o posicionamento do Papa sobre a declaração do Secretário do Vaticano Tarcisio Bertone, que disse que a pedofilia está relacionada à homossexualidade e não ao celibato imposto aos padres.
"As autoridades eclesiásticas consideram que não são competentes sobre temas de caráter médico e psicológico e assinalam os estudos especializados e as investigações em curso sobre o tema", diz a nota.
A Igreja amenizou a polêmica após uma avalanche de reações não só da militância LGBT mundial, mas – principalmente – da comunidade médica, que pediu provas científicas, e também de políticos pró-homossexuais, que acharam caluniosa a afirmação do segundo maior nome do Vaticano. Como a Igreja não tem provas científicas, preferiu colocar panos quentes no burburinho homofóbico de Bertone.
Nota da ABGLT – A Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) também divulgou nota de repúdio diante das declarações homofóbicas e discriminatórias de Tarcisio Bertone. “A ABGLT não aceita esta provocação do Vaticano contra as pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT, que não passa de uma tentativa de desviar a atenção do problema maior que se prolifera dentro do seio da Igreja Católica, o qual deve - sim - ser explicado e esclarecido para a sociedade em geral”, disse a nota divulgada ontem, 13, pelo presidente da ABGLT Toni Reis.
Toni Reis salienta ainda que o estatuto da ABGLT é contra a pedofilia, seja ela praticada por pessoas de qualquer orientação sexual ou identidade de gênero, heterossexuais ou homossexuais. Além do mais, destacou a hipocrisia da Igreja para encobrir seus escândalos de pedofilia, acusando os homossexuais.
“A ABGLT espera que o Secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, tenha o mínimo de respeito para as famílias das crianças abusadas por padres e bispos da Igreja Católica, e que, ao invés de jogar a culpa de seus escândalos para a comunidade homossexual, reflita sobre o passado e o mal que historicamente a Igreja tem feito aos negros, deficientes, mulheres, judeus, ciganos, homossexuais e crianças e adolescentes em todo o mundo”, diz a nota.



Fonte: Mundo Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário