quarta-feira, 14 de abril de 2010

I Marcha Nacional contra a Homofobia


Militantes do movimento LGBT - Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Uberlândia e cidades vizinhas estarão reunidos em Brasília para a realização da 1ª Marcha Nacional contra a Homofobia. O ato, organizado pela ABGLT, acontecerá dia 19 de maio visa a pressionar o poder público pela garantia dos direitos homossexuais.

A previsão dos organizadores é que, aproximadamente, um milhão de pessoas vindas de todos os estados da federação lotem a Esplanada dos Ministérios da capital brasileira em prol da erradicação da homofobia.
A programação terá início no dia 18 de maio, com a realização de um seminário no Congresso Nacional, onde estão presentes representantes da frente Parlamentar pelos Direitos Humanos e Cidadania LGBT.

Entre as reivindicações, o movimento exige a garantia de um Estado laico e livre do radicalismo religioso que faz uso de veículos de comunicação e bancadas políticas para manter a população LGBT à margem de direitos garantidos a todos os brasileiros. A aprovação imediata do PLC 122, o reconhecimento legal de uniões homoafetivas e a implementação plena do Plano Nacional LGBT também estão entre as exigências que a Marcha apresentará às autoridades.

Desde sua fundação, a SHAMA se mostra combatente em relação às questões discriminatórias. A erradicação de práticas racistas, homofóbicas ou preconceituosas é meta fundamental da entidade.

O preconceito
A homofobia é um crime que precisa ser tratado com maior rigor por parte das autoridades. Um relatório divulgado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) aponta que, em 2009, 198 homossexuais foram assassinados no Brasil, superando os anos de 2008, com 189 pessoas e 2007 que apontou 122 mortes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário